terça-feira, 12 de junho de 2012

Fonte: Boxing Magazine
Autor: Michel Alvarenga
Publicado: 12 de junho de 2012, às 14h e 5 minutos.


Paraty - Rio de Janeiro
Twitter Oficial: http://twitter.com/boxingmagazine
Facebook Oficial: http://facebook.com/boxingmagazine




Teria Manny de fato perdido para Bradley?


No último sábado, dia 09 de junho de 2012, foi realizada a disputa de título entre o filipino Manny "Pacman" Pacquiao contra o norte-americano Timothy Bradley, no MGM Grand, em Las Vegas, Estado de Nevada (EUA). Na ocasião, Manny havia colocado o seu cinturão de campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe em jogo. O que se viu na luta não foi condizente com o resultado apontados pelos jurados, ao fim dos 12 assaltos. É bem verdade que Manny não foi nem de longe, sombra do extraordinário pugilista que foi há dois anos atrás. Mesmo com uma boa guarda e uma velocidade ao aplicar golpes, característica típica do filipino, o que se pôde perceber é que Manny está em declínio em sua carreira. As bolsas de apostas davam como certa a vitória do filipino sobre o norte-americano. Muita gente que apostou em Bradley saiu rindo a toa aquela noite. Mais o que de fato aconteceu no combate? 


O que se viu foi um Manny Pacquiao já bem distante do que lutou contra Juan Manuel Marquez, no fim do ano passado. Na ocasião, Manny já não estava bem, mais diante de Bradley se viu que não havia qualquer dúvida quanto ao que vem acontecendo com o filipino. Problemas fora do ringue, envolvendo sua vida amorosa, consumo excessivo de álcool e outras atividades, acabaram comprometendo o resultado da luta. Eu acredito que Manny tenha vencido o combate, por uma vantagem de 5 pontos sobre o norte-americano, porém não foi nenhum absurdo a vitória de Bradley, como muitos dizem ter sido. Do 6° assalto em diante, Manny cansou consideravelmente, parecia não ter mais a mobilidade e velocidade nos ataques e aquela pegada de esquerda, que o consagrou nos ringues. Acertou alguns bons golpes em Bradley, que balançaram o norte-americano, mais foi só. Depois da 3ª luta que fez contra Juan Manuel Marquez, onde muitos apontavam o mexicano como vencedor - inclusive eu também -, Manny tentou buscar ajuda, voltando a ler a Bíblia e participando de cultos, pós-treinamento. Parecia que as coisas estavam se encaminhando e uma mudança seria vista contra Bradley, porém não passou de "mais do mesmo". 


Aos 33 anos, o filipino deve começar a pensar o que fará da vida fora dos ringues. Acredito que ele tenha mais 1 ou 2 anos em alto nível, porém depois disso acho que será inviável para Manny continuar boxeando, há menos que comece a ter novamente uma vida regrada, como teve nos áureos anos em que se sagrou um dos maiores pugilistas de todos os tempos. Uma revanche, ao que tudo indica, será realizada no mesmo MGM Grand, em 10 de novembro, segundo uma cláusula contratual, no documento oficial que ambos assinaram antes de lutar. O grande problema agora é que, após essa derrota para Bradley, caso ocorra uma luta entre Floyd Mayweather Jr, que está cumprindo pena prisional de 90 dias, por agressão a sua ex-esposa, e Manny Pacquiao, perde-se um pouco a magnitude da luta em si. Pacquiao não estava há 7 anos sem perder, enquanto Floyd está invicto. Se as conversas para a realização desse combate já eram conturbadas, envolvendo valores de bolsas, direitos de imagem e tudo mais, ficará ainda mais inviável a partir de agora, pois acredito que Floyd "Money", como Floyd é conhecido por gostar muito de dinheiro, não aceitar dividir uma bolsa com Manny Pacquiao nas proporções de 60% a 40%, sendo 60% pra ele e 40% para Pacquiao. Se isso já foi entrave na última negociação que houve entre as partes, depois da queda de Pacquiao, Floyd se achará no direito de ficar com uma base de 70% da bolsa; isso é o que eu acredito. A derrota de Manny teve efeitos muito ruins para ele e principalmente para o boxe mundial, que estava estimulado a assistir o combate entre eles. É claro que se caso haja essa luta futuramente, a mesma ão perderá muito, pois depois da queda para Bradley, a maioria dos fãs de boxe devem está pensando como seria uma luta entre Floyd Mayweather Jr. e Manny Pacquiao, na situação em que o filipino se encontra. Caso houvesse uma vitória de Pacquiao, seria a grande volta por cima e de quebra, sobre o principal rival. Isso é o que faz essa luta ainda ter grandes expectativas. Voltando para a situação da luta com Bradley... 

Manny não perdeu o combate em si, mesmo não tendo vencido convincentemente. Foi estranha a postura dos jurados do combate, pois o normal em uma luta muito disputada e difícil de ser pontuada é que o atual campeão fique com a vitória, pesando o fato de ostentar o título e manter a regularidade perante seu adversário. Todos nós que estamos envolvidos direta ou indiretamente com o boxe sabemos disso. A decisão dividida deveria ser apontada em favor de Pacquiao e não a favor de Bradley. O norte-americano teve seus méritos, mais nada que justificasse o resultado dos jurados. Eu continuo acreditando que Manny venceu e desta vez mais convincentemente do que quando lutou contra Marquez, no ano passado. Aquele combate eu vi vitória de Marquez. A luta foi muito parelha e bem mais difícil de ser pontuada do que a luta contra Bradley. Marquez não sentiu em momento algum do combate, os golpes de Pacquiao. Já Bradley os sentiu duas vezes. Tire suas próprias conclusões e dê sua opinião! Acesse o nosso twitter: http://twitter.com/boxingmagazine e mande sua mensagem para: @boxingmagazine. Ou, clique em "Comentários", logo abaixo da postagem e deixe sua opinião.


Comente!

Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Michel Alvarenga

Um comentário:

  1. Prezo Michel,

    Manny venceu o combate e, o resultado apontado foi sim absurdo. Esta luta me lembrou a luta entre George Foreman e Shannon Brigs.

    Bradley apresentou melhor forma física, mas nem assim colocou o adversário em perígo de nocaute na segunda metade da luta. Na primeira metade, foram pelo menos três oportunidades em que precisou clinchar pra não cair.

    Você está correto em afirmar que Pacquiao decaiu e em outras oportunidades teria vencido o combate por nocaute.Porém, foi Bradley que me dcepcionou, pois não soube transformar seu melhor condicionamento físico em boxe.

    Pacquiao, mesmo decadente ainda é adversário para Mayweather, mas Bradley não passa do sexto assalto. Se muito...

    Abraço,

    Valdério

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...