domingo, 5 de abril de 2020

Por Michel Alvarenga
05 de abril de 2020 - 13:13


Holyfield Vs Dokes - A MELHOR LUTA DE PESOS PESADOS DE 1989


Classificada como a melhor luta de 1989, Evander Holyfield, até então um pugilista aspirando ascender definitivamente aos pesos pesados depois de um enorme sucesso entre os cruzadores, The Real Deal, como passou a ser conhecido,  era um pugilista absolutamente atlético, com um físico de dar invejas em qualquer um. Logo em sua luta para se firmar na categoria mais charmosa do boxe profissional, Evander enfrentou uma parada indigesta pela frente: nada mais nada menos do que Michael Dokes. Dokes, a esta altura, era um pugilista experimentado, com vasta experiência, um ex-campeão mundial dos pesos pesados pela Associação Mundial de Boxe (WBA). Dokes havia tido problemas com drogas e também buscava uma espécie de redenção em sua carreira. Já possuía mais de 30 lutas em seu cartel, tendo vencido a maioria e era o desafio que Holyfield precisava, pois o pugilista de Atlanta já tinha vencido duas lutas consideradas fáceis, contra James Tillis e Pinklon Thomas, enfrentar para se firmar entre os grandes, em uma época aonde o pugilismo profissional respirava pesos pesados e tinha ao longo de sua história uma outra “Era de Ouro” na categoria mais charmosa do pugilismo. Nomes como Mike Tyson, Larry Holmes, Michael Moore, Ray Mercer, Riddick Bowe, Lennox Lewis, George Foreman – este ultimo, um remanecente de uma outra áurea época do boxe, aonde lutavam nomes como Joe Frazer, Floyd Paterson, Michael Spinks, Larry Holmes, Jimy Ellis e, nada mais nada menos que Cassius Marcelus Clay, mais conhecido como Muhammad Ali, tido como o maior nome do esporte mundial no Século XX e maior pugilista de todos os tempos. Esse era o calibre dos adversários. Uma menção honrosa ao nosso querido Adilson Maguila Rodrigues, que esteve presente nesse momento do boxe peso pesado, lutando contra James “Quebra Ossos” Smith, o próprio Evander Holyfield e o mesmo George Foreman, tendo vencido apenas Smith. Obtendo reveses contra Holyfield e Foreman. Eh, saudade! Desculpe pelo momento nostalgia. Mais vamos a luta!


Holyfield vs Dokes foi realizada no dia 11 de março de 1989, Caesars Palace, em Las Vegas – Nevada. Em jogo estava o Cinturão de Continental das Américas do WBC (Conselho Mundial de Boxe). Além deste belo prêmio ao vencedor, para Holyfield era a chance tão sonhada de se firmar e fortalecer nos pesados, para subir no ranking para enfrentar o maior nome da categoria dos pesados àquela altura: o tão temido Homem de Ferro, Mike “Iron” Tyson. O que só iria acontecer anos depois, em 1996, pois Tyson se envolveu em vários problemas particulares e acabou preso em 1991, retornado aos ringues apenas 4 anos depois, em 19 de agosto de 1995, contra Peter McNeeley.

A luta foi brutal e absolutamente fascinante. Não à toa foi tida como a luta do ano de 1989. Dokes impos a Holyfield um verdadeiro teste de fogo. Evander não teve vida fácil nos primeiro rounds da luta. Dokes dominava as ações, conectando bons golpes em Holyfield que, até aquele momento não havia sido tão exigido pelos pugilistas que enfrentará antes. Com um porte físico de meio médio, The Real Deal tentava levar a luta no bom jogo de pernas, tentando cansar Michael Dokes, que àquela altura era um pugilista mais velho que Holyfield, mais que tinha uma experiência que o fez resistir e impor uma luta duríssima ao pugilista de Atlanta. Estava claro a Holyfield que Dokes era um desafio superior em comparação aos velhos James Tillis e Pinklon Thomas, que vale lembrar, não foram derrubados por Holyfield, o que a esta altura do campeonato obrigaria Holyfield a fazer uma luta perfeita diante de Michael Dokes.

A estratégia de Dokes era muito clara: consistia em atacar o corpo de Holyfield Nos rounds que se seguiram, ouve diversos momentos de um verdadeiro enfrentamento corpo a corpo, na curta distância, uma batalha realmente. Holyfield recebeu diversos golpes na cabeça e, conseguia absorvê-los devido ao excelente trapézio que havia desenvolvido quando ainda estava nos cruzadores. Aguentava o castigo. À medida que a luta ia se encaminhando para o final, Evander, visivelmente mais atlético e em forma,  novo e por consequência com mais gás, começou a impor seu ritmo e fez com que, por diversas vezes, a plateia levantasse entre um round e outro e aplaudisse a aplicação e empenho dos lutadores. Não havia desistência de nenhuma parte. O que se via eram dois pugilistas se caçando no ringue, contudo, nesse ponto, depois de ter travado uma batalha durante os 5 primeiros rounds, Michael Dokes, já com seus 30 anos de idade cansou, mais dignamente, continuou andando pra frente, buscando o enfrentamento, mesmo com um dos supercílios cortados por um golpe de Holyfield no 6º assalto, algo que o prejudicaria para os rounds subsequentes, a dignidade como lutador o manteve atacando e indo pra cima. Mais isso não seria suficiente para derrotar aquele que, posteriormente, se tornou um dos maiores nomes do pugilismo mundial.
No décimo assalto da luta, visivelmente perdendo forças, Dokes sucumbiu aos ataques potentes de Holyfield. O juiz parou a luta e declarou Evander Holyfield vencedor por Nocaute Técnico, aos 1:41 do décimo assalto da luta, sagrando-se assim Campeõa do Título Continental das Américas.
Ambos os pugilistas foram aplaudidos ao término da luta.


Uma curiosidade… 

Essa luta, praticamente credenciaria que vencesse a desafia Mike Tyson, atual Campeão Máximo dos Pesos Pesados àquela altura, pelo título. Contudo, Don King, empresário de Tyson preferia Michael Dokes e já tinha um acordo encaminhado para um enfrentamento de ambos, mais por questões de valores de bolsas, Dokes não concordou em receber um pouco mais de 1 milhão para lutar contra Tyson e seus agentes pleiteavam junto a Don King, um pagamento de pouco mais de 3 milhões de dólares, o que foi imediatamente rechassado pela equipe de Tyson.

A tão esperada luta entre Evander Holyfield e Mike Tyson, veio a acontecer apenas em 9 de Novembro 1996, no MGM Grand, em Las Vegas, Nevada. Até a tão sonhada luta contra Tyson, Evander Holyfield adquiriu uma experiência importantíssima de 13 contendas, desde Adilson Maguila Rodrigues, com quem lutou defendendo o seu cinturão que acabará de ganhar de Dokes, à 2 lutas contra Alex Stewart neste meio tempo, enfrentando ainda nomes como George Foreman, Ray Mercer, Larry Holmes, Bert Cooper, James Buster Douglas, que, posteriormente bateria Tyson em uma luta controversa no Japão, tida como uma das “maiores zebras do boxe”, e 3 verdadeiras batalhas contra Riddick Bowe, perdendo duas e vencendo apenas uma dessas 3.
Ter enfrentado pugilistas desse nipe antes de enfrentar Tyson trouxe cancha a Holyfield e o preparou para duas das maiores lutas de todos os tempos contra o Iron Mike Tyson.


Sobre Michael Dokes

Após se aposentar em 1997, Dokes encerrou sua carreira como pugilista profissional com 53 vitórias (sendo 34 por nacaute), apenas 6 derrotas e 2 empates.

Após encerrar sua carreira Dokes passou 8 anos, entre os anos de 2000 a 2008, preso, por tentiva de stupro e sequestro de sua ex-namorada.

Dokes, faleceu no 11 de agosto 2012, aos 54 anos apenas, vítima de cânce no fígado. Sobre a morte do ex-adversário, Evander Holyfield disse: “Meu primeiro teste verdadeira como peso pesado foi contra Michael Dokes. Ele era um lutador simplesmente rápido, forte e inteligente”, escreveu Holyfield em seu Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...