quarta-feira, 11 de julho de 2012

A AURORA DOS PESADOS


Boxing Magazine

Matéria de autoria de Valdério Forte (Comentarista e especialista em boxe - parceiro do Boxing Magazine)

Paraty, 11 de julho de 2012. 

A AURORA DOS PESADOS


Neste meu prmeiro post ao Boxing Magazine, quero pegar carona no texto do Michel para fazer alguns complementos sobre a divisão mais prestigiosa (e atualmente decadente) do boxe. A divisão dos pesados.

Há três campeões atualmente nos pesados que são dignos de nota e, detém títulos de organizações relevantes. Os ucranianos Vitali e Wladimir Klitschko e o russo Alexander Povetkin, sendo que este último ainda detém um título interino, que deverá ser confirmado futuramente em uma defesa obrigatória contra Wladimir. A categoria, antes dominada por norte-americanos, vê uma incômoda supremacia dos irmãos ucranianos e isso está além do estílo monótono de boxear. Vitali, o mais velho é tecnicamente o melhor boxeador da atualidade, já vingou duas derrotas do irmão mais novo (embora o caçula tenha buscado a revanhe em uma delas), e enfrentou uma lenda de igual pra igual (Lennox Lewis há dez anos) mas o peso da idade já afeta seu desempenho nos ringues e, aparentemente está mais interessado em uma carreira política em seu país.Wladimir, é o melhor pugilista da atualidade. Não tem a qualidade técnica do irmão, mas isso não significa que não seja bom tecnicamente. Além disso, goza de melhor forma física e maior envergadura. Não há de fato, um postulante à altura, porém isso não é a única justificativa para a monotonia. O supercampeão Wladimir tem um problema que incomoda os fãs de boxe. Assim como o irmão, tem usado o fato de administrar a própria carreira para escolher adversários, ou impor condições desfavoráveis aos desafiantes, como ocorreu na luta que teria contra Povetkin, onde queria determinar até o menu do adversário antes da luta. Além disso, desde David Haye (o único com envergadura para imprimir uma luta) Wladmir escolheu adversários de baixa qualidade técnica como Jean Marc Mormeck e Tony Thompson, este último em uma revanche não merecida. Se tivesse que oferecer uma revanche, poderia se pensar em Ruslan Chagaev ou Hasim Rhamam. Wladmir está estudando uma luta com Chris Arreola, para acumular outra vitória fácil. Há outros adversários adequados a compor o cartel do campeão, mesmo que não tenham o tamanho ou experiência necessários para vencer, sua melhor qualidade técnica ofereceria ao menos o risco. Segue abaixo uma pequena lista com a aurora destes novos pesados:

Alexander Dimitrenko - Com 2 metros de altura e 29 anos o russo ainda está em evolução. Se melhorar um pouco a qualidade técnica, teria as ferramentas necessárias para proporcionar um desafio ao supercampeão.

Kubrat Pulev - Se há um pesado que de fato representa um risco no presente a Wladmir, é esse búlgaro. Embora seu cartel seja de apenas 16 lutas em que tenha permanecido invicto, enfrentou Dimitrenko e o venceu de forma contundente com um nocaute. Embora mais baixo que Wlad, a diferença não é tão expressiva quanto muito dos demais integrantes da lista.

Denis Boytsov - Este russo de 26 anos é agressivo e possui um cartel com 31 lutas, sem derrota e 25 nocautes. Pesa contra o lutador o ftoa de seu cartel não possuir adversários de peso, além de sua baixa estatura. Porém, seria sim uma boa escolha pois ninguém apresenta estes índices à toa.

Axexander Ustinov - Este russo de 2 metros de altura conciliava a carreira de boxe com kikboxing até cinco anos atrás. Possui 24 lutas invicto. O que pesa contra são os seus 36 anos de idade, que permitem pouca evoloução, alem de cartel de pouco prestígio.

Tyson Fury - Este inglês tem boa estatura e um cartel de 18 lutas invicto. Porém, parece buscar uma melhora de índices antes de pensar em vôos mais altos, pois não tem nenhum nome de peso em seu ainda curto cartel.

Robert Helenius - O pesadelo finlandês tem apenas 16 lutas e está invicto, porém não escolhe adversários e venceu Samuel Peter, Lamon Brewster e Dereck Chrisora, adversários que deram trabalho para os irmãos ucranianos.

Alexander Povetkin - O medalhista olimpico de atenas 2004 é o russo que detem um dos títulos. Trata-se do mais técnico de todos os listados. Possui um cartel respeitável de 24 lutas, todas vencidas, com 16 nocautes. Seu cartel dem adversários de renome como Eddie Chambers, Chris Byrd, Ruslan Chagaev e Marco Huck. Seu ponto praco é a baixa estatura, que seria amplamente explorada por qualquer um dos ucranianos.

São sete adversários nunca enfrentados. David Haye marcará seu retorno aos rings lutando contra Chrisora. Embora não seja possível atingir as glórias de tempos passados, pode haver um pouco de tempero nesta sopa.

Comente!

Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Valdério Forte - Comentarista e Especialista em Boxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...