terça-feira, 22 de março de 2011

O BOXE AINDA É A LUTA MAIS VENERADA NO MUNDO

Fonte: Boxing Magazine
Autor: Michel Alvarenga


BOXE AINDA É PAIXÃO DA MAIORIA


Boxe: Paixão e Amor
Ouvi muitas coisas nos últimos anos com o crescimento do MMA - Artes Marciais Mistas. Disseram que o boxe estava ficando pra trás... que o MMA estava tomando o lugar da nobre arte e coisas desse tipo. Contudo, na luta do último sábado, entre Vitali e Solis, observei algo realmente extraordinário: o boxe continua a ser o esporte mais venerado pelos fãs de lutas. Não posso negar que o crescimento do MMA tem sido absurdo e apóio isso. Acho válido, pois com o crescimento das artes marciais mistas, temos a chance de revelarmos tantos outros talentos em novos seguimentos de lutas. Mas é inevitável dizer que será difícil de chegar o dia em que o MMA será mais importante ou tomará o lugar do boxe. Mais de 19.000 pessoas num estádio de futebol para presenciar uma luta de boxe... foi o que se viu em Colônia, Alemanha, no último sábado. Isso comprova o poderio do esporte das mãos. O Boxe em nada se compara com as outras lutas, a não ser o fato de também ser uma luta. Mas é apenas isso! O Boxe ainda continua predominante e será assim durante muitos e muitos anos. Não falo isso por ser fã, falo isso por comprovações por meio de estatísticas. É notável o crescimento do MMA, isso é louvável e desejo que cresça realmente, cada dia mais e mais. Tenho vários amigos que gostam de MMA e assisto lutas de MMA também. Não posso dizer que sou um fã, mais estou aprendendo a apreciar esse segmento de luta. Acho incrível a técnica que é usada nas artes marciais mistas, pois os lutadores combinam jiu-jitsu, judô, boxe tailandês e tantas outras artes ao mesmo tempo. Fico impressionado como é que conseguem. Isso sem falar na resistência... é realmente incrível! O única coisa que posso dizer sobre o MMA é isso. No entanto, não podemos fechar os olhos para o maior esporte de lutas no mundo. O boxe é e continuará sendo o maior esporte de lutas do mundo. A cada ano que se passa, são novos talentos sendo revelados. No Brasil é bem verdade que o esporte já teve dias melhores, mais pouco a pouco estamos conseguindo voltar ao topo. Mas se fizermos uma pesquisa nos países da América Latina, América do Sul, América do Norte e Europa, vamos vê o boxe como principal escolha de luta. Exceto no Japão, onde o karatê e outras artes marciais orientais predominam. Fora isso é o boxe e não se pode negar!

Comente!

Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Michel Alvarenga

3 comentários:

  1. Pois é campeão, infelizmente vou ter que discordar de ti, esse post é mais emoção do que razão. Digo de início que sou um amante e praticante de boxe há tempos, e acompanho seu declínio.
    Só para ilustrar esses dias meu irmão me disse uma frase:
    "Fernando, o boxe virou um esporte para velhos saudosistas, o que vende hj é o MMA." Fiquei pensando e cheguei a conclusão que ele tem razão.
    Pegando por exemplo o canal combate, é 95% de MMA e 5% de boxe, acredito que a única luta que deu um movimento foi a do pacquiao X margarito, fora essa... a ESPN ainda tá tentando... mas logo se rende tb.
    Parece-me óbvio que o declínio do esporte se deu com a saída da supremacia americana no esporte por diversas razões.
    Os pesos pesados viraram uma piada, ninguém quer ver uns "desajeitados gigantes" lutando, claro isso na opinião da grande massa, se bem que eu acho ruim tb...hehe
    Quanto as categorias inferiores, ninguém quer ver uns grilos de 50Kg lutando, a massa quer é ver os pesados se mantando, de preferência lutadores com carisma, porte fisíco decente, etc.

    Enfim, o MMA (que eu não gosto), proporciona o que falta da emoção pro boxe, lutadores de países maiores, um corpo mais atlético (sem viadagem), lutas mais sangrentas (os juízes no boxe estão preservando os atletas demais...), entre outras coisas.

    Só nos resta esperar e ver se surge algum grande lutador nos pesados para salvar o boxe, senão a coisa vai complicar... em especial pros brasileiros, já que vai até ter no RJ...

    Abraços, show esse teu blog, mas pela quantidade de comentários que tem num blog de qualidade boa já dá pra ver que a nobre arte vai mal..

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo texto Michel. É bom ver que além do Fucs, do Baldini e do Ohata tem mais gente escrevendo verdades sobre o assunto. E mais gente discordando usando feito papagaio os mesmos argumentos falsos do Dana White.
    Abraços
    Carlos Henrique de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo:
    Eu concordo que o boxe não está tão no topo como há alguns anos atrás. Também concordo que a categoria dos pesados sem americanos como campeões, infelizmente é um fator a mais. Mas nem sempre o que se vende é o que se é melhor. O MMA vem crescendo? É claro que sim. Muito mais até que o boxe. Mas daí dizer que ele tomará o lugar da nobre arte, é um pouco demais.

    Ao Carlos Henrique de Jesus

    Muito obrigado pelos elogios e pela comparação à grandes comentaristas de boxe, como: Eduardo Ohata, Fucs e Baldini. Dana White é o dono do MMA no mundo, mais o boxe é de todos nós. Esse é o verdadeiro valor das coisas, num mundo que gira em torno de dinheiro. O boxe não têm dono, porque é um esporte universal.
    Valeu Carlos Henrique por seu comentário.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...