quarta-feira, 23 de junho de 2010


ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA LIGA PAULISTA DE BOXE

Reinaldo Carrera
(Entrevista feita no dia 15/06/2010)

 
Boxing Magazine
1. O que o boxe representa para o senhor?

Reinaldo Carrera
R: - Boxe é um esporte de paixão. Com ele, é possível ao atleta ser disciplinado, respeitado e ter ascensão social e econômica. Ele retrata até mesmo o que penso sobre o que deveria ser o relacionamento perfeito entre as pessoas: sempre uma de frente para a outra, olho no olho e com regras claras de quais partes uma pode atingir a outra.


Boxing Magazine
2. O que ele representa para o esporte brasileiro?

Reinaldo Carrera
R:- O boxe já viveu momentos melhores que os atuais em nosso país. Havia maior espaço nas mídias impressa e eletrônica e bom número de jornalistas especializados. Hoje, porém, o esporte está em descrédito, fruto da pouca competência de dirigentes, de promotores sem conhecimento, de técnicos não muito qualificados e de atletas mal preparados. O que se nota é a pouca importância do boxe no universo do esporte brasileiro como um todo.


Boxing Magazine
3. Em sua opinião, qual a importância do boxe na formação do caráter de uma pessoa? E no aspecto social, qual é a sua contribuição?

Reinaldo Carrera
R:- É comprovado que o boxe, assim como outros esportes de contato, leva o indivíduo para um caminho de disciplina, concentração e maior respeito às pessoas que o cercam. Isso já seria um papel importante na formação de qualquer cidadão e seu comportamento na sociedade.

Boxing Magazine
4. Em sua opinião, porque o boxe é chamado de “Nobre Arte”?

Reinaldo Carrera
R:- Nobre arte é porque está associado historicamente à sua apresentação para a nobreza nos séculos passados. Outro aspecto é porque se assemelha à esgrima, outro dos esportes nobres.

Boxing Magazine
5. Qual é o sentimento que Reinaldo Carrera tem pelo boxe e por tudo aquilo que ele lhe proporcionou?

Reinaldo Carrera
R:- Sempre estive ligado aos esportes, minha vida toda é voltada para os esportes. O boxe desperta uma paixão ainda mais acentuada por ser de prática individual, sem recursos externos. São atletas que decidem sua sorte em cima de um ringue dentro de regras muito claras. Graças ao boxe sou reconhecido nacional e internacionalmente, além de manter contato com promotores, managers, dirigentes e atletas de diversos países.

Boxing Magazine
6. O que o senhor tem a dizer a respeito do desprezo que o boxe sofre por parte da mídia e da imprensa?

Reinaldo Carrera
R:- Não dá para culpar os veículos de comunicação ou os jornalistas.. A maior falha está na absoluta maioria das pessoas envolvidas com a modalidade que buscam muito mais explorar o esporte e os atletas do que em promover e fazer crescer o esporte. Outro fator que contribui com o processo de degradação do boxe é o sem-número de entidades ligadas ao esporte, comandados por pessoas inescrupulosas e sem qualificação, além de atletas e resultados “inventados”.

Boxing Magazine
7. Em sua opinião, porque o boxe não tem tanta exposição no Brasil?

Reinaldo Carrera
R:- Sou do tempo em que havia bons espaços na mídia como um todo. Infelizmente, o boxe nacional está em mãos de pessoas desqualificadas que sequer têm ideias sobre como desenvolver a modalidade. Nos últimos anos, outros esportes de contato souberam se adaptar às exigências do mercado e da mídia e cresceram vertiginosamente. Já o boxe continua a viver em uma espécie de submundo, sem atletas, treinadores, promoções ou dirigentes que possam recolocá-lo em posição de destaque.

Boxing Magazine
8. Qual é o principal motivo da mídia televisiva não dar atenção aos eventos relacionados ao boxe no Brasil? Isso digo, porque apenas são lançadas apenas algumas notas, mais nada além disso.

Reinaldo Carrera
R:- A maior razão é a falta de preparo das pessoas que comandam o esporte. Não dá para exigir da mídia nenhuma cobertura se o evento não é sério e se as lutas não são atrativas...

Boxing Magazine
9. Em sua opinião o que poderia ser feito para esse triste cenário mudar em nosso país?

Reinaldo Carrera
R:- Deveria haver até mesmo uma intervenção federal. A lei permite que qualquer pessoa ou grupo de pessoas possa fundar uma entidade de boxe e atuar em todo território nacional. É necessária uma revisão urgente das leis esportivas para dar fim a esse processo que só denigre e prejudica o esporte.

Boxing Magazine
10. Qual o motivo da falta de patrocínio e apoio?

Reinaldo Carrera
R:- Sem credibilidade, sem ídolos e sem constância de eventos sérios não tem como conquistar parceiros para o esporte.

Boxing Magazine
11. Qual desses sentimentos está mais relacionado ao boxe em sua opinião? Comente.
( ) Caráter ( ) Dignidade ( ) Honra ( ) Respeito próprio

Reinaldo Carrera
R:- Caráter e dignidade já nascem com o indivíduo. Talvez o boxe possa despertar a honra e o respeito próprio, além do respeito ao próximo.

Boxing Magazine
12. Como funciona o sistema de bolsas?

Reinaldo Carrera
R:- Do mesmo modo como um artista acerta seu cachê para a apresentação, nos esportes de contato o nome dado é “bolsa”. Invariavelmente são os representantes dos atletas quem acertam essas bolsas até porque há que se pagar os trabalhos do treinador, manager etc. Hoje, no Brasil, os boxeadores têm recebido valores bem inferiores aos que recebiam a algumas temporadas.

Boxing Magazine
13. Um momento marcante no boxe.

Reinaldo Carrera
R:- A presença de Rocky Marciano para uma luta exibição no Maracanãzinho (RJ) em 1956. Ele se apresentou apenas com uma luva em uma das mãos já que, por força contratual, não poderia lutar oficialmente. Na preliminar o grande Eder Jofre fazia apenas a sua terceira apresentação como profissional, nocauteando o Acir Sereno logo no primeiro round.

Boxing Magazine
14. O boxe em uma palavra.

Reinaldo Carrera
R:- Paixão!

Boxing Magazine
Muito obrigado senhor Reinaldo Carrera pela entrevista dada ao Boxing Magazine.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...