Data: 29/03/2010
Fonte: Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Por: Michel Alvarenga
Será que os irmãos Vitali e Wladimir Klitischo são tão bons assim, ou é evidente a escacez de bons pugilistas na atualidade?
Nos últimos anos a dupla de irmãos, Vitali e Wladimir Klistischo vem dominando a categoria dos pesos-pesados. Os ucranios detém a maioria dos cinturões e apenas um ainda não foi conquistado, mais pelo andar da carruagem, veremos se eles reinaram soberanamente numa da maiores categorias do boxe mundial. O cinturão que falta a eles, é o que David Haye conquistou, após luta contra Nicolai Valuev. Cinturão este, que deveria, incontestávelmente estar em poder de Evander Holyfield, se não fosse a decisão duvidosa dos juízes, na luta travada por ambos, em 2008.
Que Vitali e Wladimir são bons boxeadores, é realmente incontestável, mas será que não existe uma ajudinha por parte de alguns pugilistas fracos que temos no boxe mundial, atualmente?
George Foremam fez uma observação semelhante, dizendo que os irmãos Klistischo só dominavam a categoria peso-pesado por não existirem boxeadores com empenho, dedicação e disciplina para serem campeões.
A verdade é, que os irmãos só dominam a categoria porque a escacez de pugilistas competentes está regredindo cada ano que passa. Desde Evander Holyfield, que mesmo aos quarenta e tantos anos, ainda continua sendo a esperança americana de títulos, só Lennox Lewis, que se aposentou a pouco tempo, era um boxeador competente e altura de um verdadeiro peso-pesado. Isso me faz sentir saudades de anos atrás, quando tínhamos verdadeiros duelos dentro do ringue, com lutas que eram decididas nos útlimos segundos do 12° assalto. Quem não lembra da primeira luta entre Evander Holyfield Vs. Mike Tyson, onde Tyson foi derrubado e o juiz parou a luta, dando a vitória à Holyfield por nocaute técnico.
Que saudades de assistir um cambate como o que George Formam travou contra Michael Moore, mesmo na altura dos 45 anos, se sagrou o campeão mundial dos pesos-pesados mais velho da história, mantendo o recorde até os dias atuais, onde Evander Holyfield em incrível forma física e desempenho técnico, vem tentando bater esta marca.
Os Klitischos são bons, mas não a altura dos verdadeiros campeões peso-pesados de antigamente. Lutas contra boxeadores inexpressivos é o que cada um deles tem feito. Assim fica fácil. Precisam de um verdadeiro desafio. Se eu fosse um de seus empresários, sugeria que um deles, lutasse contra Lennox Lewis ou Evander Holyfield, pegadores e verdadeiros campeões, que tem experiência suficiente para lutar a alutra dos irmãos.
É muito improvável que isso aconteça, porque a mãe de Lennox Lewis proibiu o filho de voltar aos ringues, tornando a dar uma chance a um dos irmãos. Já Evander Holyfield, provavelmente não terá chances, não por sua idade ou competência, mas porque não é rentável para os irmãos, ou para um deles que o enfrentem.
Enfim, o que podemos esperar do boxe, é mais um título se encaminhando para dinastia Klitischo, isso, se não aparecer por aí, um pugilista que mostre a ambos, o que é lutar de verdade.
Fonte: Boxing Magazine
Autor: Michel Alvarenga
Data: 29/03/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário