segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Documentário sobre Mike Tyson explora diversas facetas do lutador



MAURÍCIO DEHÒ


Da Redação
Cena do filme ''Tyson'', dirigido por James Toback, sobre o lutador Mike Tyson



Mike Tyson subiu ao ringue com uma feição calma, provocadora e confiante. Naquele dia 22 de novembro de 1986, na badalada Las Vegas, ele provou a alcunha de revelação e arrasou o também norte-americano Trevor Berbick, 12 anos mais velho, para se tornar o campeão mundial dos pesos pesados mais novo da história. Sem dó, nocauteou no segundo assalto. Este é o lutador que escreveu o nome no boxe: um demolidor impiedoso. Fora do ringue, no entanto, Tyson sempre foi uma figura marcada pela polêmica, seja quando garoto, quando superou as chacotas para ser preso nada menos que 38 vezes até contemplar 13 anos, seja como uma celebridade, cumprindo pena por abuso sexual. No documentário intitulado simplesmente Tyson, que estreia nesta sexta-feira (29) nos cinemas brasileiros, é justamente esta figura multifacetada que se pode observar. E com a adição de um novo “alterego”, arrependido e choroso.
Apesar de já ter um filme sobre sua vida, também chamado Tyson, de 1995, nunca o lutador teve sua vida estudada e exposta com tamanha profundidade. Desta vez, figura em um documentário em que é figura central e quase única. O diretor norte-americano James Toback (de Nunca Fui Amada, Preto e Branco, entre outros) aposta em uma película exclusivamente sobre o pugilista. Um documentário em sua essência, Tyson se baseia no ex-campeão sentado, contando sua vida, além imagens antigas, muitas delas inéditas, e outras tantas de seus combates.
O que poderia ser um problema, pela falta de outras versões e opiniões sobre Tyson, não se concretiza. Apesar de longos trechos do lutador contando sua história, Toback soube usar recursos visuais que tiram a monotonia, como o de dividir a tela e mostrar detalhes e feições do ex-peso pesado – hoje mais pesado do que nunca. A própria profundidade psicológica do protagonista, cheia de complexidades, é que vale o filme, explicando como ele foi de um pequeno criminoso a campeão mundial, multimilionário, e de volta ao fundo do poço, gastando mais de US$ 300 milhões – e quem não se lembra da mordida na orelha de Evander Holyfield?



Um comentário:

  1. Olá fala amigo olha parabens pelo blog sou um grande fã de box e gosto muito de lutas de boxe algum tempo não vejo mais lutas de boxe mas as vezes assisto lutas na rede tv no sabado a noite e sobre seu blog parabéns abraços e valeu pelo seu trabalho ai em seu blog /site e sucessos parceiro estarei add o seu link ao meu blog ok

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...