quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mike Tyson Vs. Julio César Cháves


Fonte: Boxing Magazine
Autor: Michel Alvarenga

Duelo de Titãs


Calma! Não é o que parece; embora se fosse realmente verdade seria magnífico. Mike Tyson e Julio César Cháves se enfrentarão sim, mais não será nos ringues. Ambos os boxeadores foram indicados ao Hall da Fama do Boxe e disputarão uma vaga na cerimônia de ingresso que acontecerá em junho de 2011. Os dois boxeadores são dois dos mais emblemáticos e vencedores da história do boxe internacional. Um, é a lenda do méxico. E o outor, é o mito do mais temido de todos os tempo, Iron Mike Tyson. Este último tornou-se campeão dos pesos pesados com apenas 20 anos de idade, nocauteando o grandalhão Trevor Berbick. Desperta em mim, até certo sentimento de nostalgia, quando lembro de suas lutas. Era impiedoso. Mais deixe eu voltar a realidade.
É uma pena que o declínio que sofreu, ora por causa de suas atitudes, como foi no caso da segunda derrota para Evander Holyfield, ora por causa da mídia que o "amava", e ora por causa de pessoas que queriam aparecer através do seu sucesso. Isso influênciou na derrota pífia para James Buster Douglas, em Tókio, e desde então Tyson nunca mais foi o mesmo. A morte de Cus D'Amato também causou grande estrago a vida polêmica de Tyson. Após perder seu mentor, a pessoa que fez com que ele se regenerasse e se tornasse um dos maiores pugilistas de todos os tempos, passando de lenda à mito no esporte, foi o estopim para sua decadência. Cus era seu suporte. Tyson também teve problemas com Don King, e com este último, qual boxeador não teve. Dispensa comentário falar de Don. Não merece que eu gaste tempo falando dele.
Tyson teve um cartel de: (50-6, 44 KO's). Enquanto Cháves teve um cartel de: (107-6-2, 88 KO's). Este último foi campeão mundial 6 vezes, em três categorias diferentes: os super-penas, leves e super-leve durante sua longa e lendária carreira, que perdurou por 25 anos.  Seu embate contra Meldrick Taylor é considerado a mais memorável de sua carreira, que teve seus melhores anos de 1984 a 1996. Cháves estava em desvantagem na luta até o início do 12º round, quando derrubou Taylor e viu o juiz interromper a luta a dois segundos do fim, em uma das decisões mais polêmicas da história do boxe. No ano de 1990, Julio Césa Cháves foi considerado pela Ring Magazine, respeita revista americana, como o melhor da temporada.  Chávez foi derrotado por Oscar de La Hoya, em 1996. Essa luta também marcou o seu declínio no boxe.

Isso sem falar no australiano Kostya Tszyu que, teve uma carreira emblemática também, e teve em seu cartel: (31 vitórias, 2 derrotas e, dessas 31 vitórias, 25 foram pela via rápida). 

Para que um boxeador possa participar do Hall da Fama do Boxe tem que estar pelo menos 5 anos aposentado. Esse é um dos critérios.
Ed Brophy, diretor executivo da homenagem disse:

Como em qualquer esporte, há anos em que os atletas são mais populares que em outros, mas nós olhamos a cada indicado de forma igual, de acordo com seus feitos no ringue”, afirmou Ed Brophy, diretor executivo da homenagem.Os candidatos de 2011 são nomes de alto gabarito, o que gera interesse e empolgação nos fãs de boxe”.


Penso que alguns boxeadores da atualidade deveriam olhar para trás e se inspirar nessas lendas do boxe mundial. Não há mais boxeadores como esses. Seja em qualquer uma das categorias. Hoje o boxe, infelizmente não está tão dinâmico com era. Hoje existe muita estratégia, os boxeadores não tem mais pegada, e é duro dizer mais, não existe um que empolgue ou chegue perto da impolgação que um desses causava em nós, quando ouvíamos que iam lutar.

Comente!

Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Michel Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...