segunda-feira, 4 de outubro de 2010

LESÃO LEVA BOXEADOR A FICAR EM COMA E COM PARTE DO CORPO PARALISADA


Fonte: Boxing Magazine
Autor: Michel Alvarenga

BOXEADOR FICA EM COMA EM SÃO PAULO

Há bastante tempo venho sendo pertinente a questão de não termos estrutura para nossos pugilistas. Agora, infelizmente, o que previamos acabou acontecendo.
O pugilista de 39 anos, Jefferson Gonçalo foi internado as pressas no hospital Samaritano de Sorocaba. Gonçalo passou no mal no 5º round da luta que disputava. Segundo o presidente da Liga Paulista de Boxe Profissional, Reinaldo Carrera, o estado de Gonçalo é considerado grave. Ele desmaiou no ringue, em seguida foi atendido pelos médicos do evento, e após, encaminhado ao hospital citado acima, onde passou por uma cirurgia , e segundo o próprio presidente da entidade de boxe brasileira, já foi constatado que Gonçalo perdeu totalmente o movimento do lado esquerdo do corpo.
Carrera ainda disse que, parte do cérebro de Gonçalo teve de ser retirado durante a cirurgia. Os médicos já haviam informado que o boxeador já contava com danos na região cerebral, e o que aconteceu na luta, não foi necessariamente algo de momento, mas, foi o que desencadeou essa grave lesão.
Carrera ainda disse: "Ele luta há mais de 20 anos e passou por diversos combates duros neste último ano. Ele não era nocauteado e, por causa disso, aguentava todos os golpes em pé. Isso provavelmente gerou muitos danos a ele" disse Carrera, que ainda complementou: "É um esporte de contato, de muito contato. Qualquer pessoa que pratique boxe pode passar por esse tipo de problema, mas não dá para prever quando". (Palavras de Reinaldo Carrera, Presidente da Liga Paulista de Boxe).

O que fico pensando agora, é, qual será a assistência médica e financeira que este pugilista terá.
Quando falo que no Brasil, infelizmente falta estrutura para o boxe, não estou brincando. Embora sejamos defensores do esporte, não podemos negligenciar tal fato. Essa lesão poderia ter sido evitada, caso Gonçalo passasse por exames periódicos. As comissões de boxe e as entidades relacionadas deverião rever alguns conceitos, no que tange a isso. Não podemo fechar nossos olhos para esse acontecimento. Como sempre falo, a falta de estrutura faz com que o pugilista se arrisque, entrando dentro do ringue, até mesmo sem ter condições físicas para fazê-lo. Se as bolsas fossem altas, se houvesse patrocínio médico e empresarial, certamente isso poderia ser evitado, ou se caso não fosse, ao menos Jefferson Gonçalo poderia ter uma assistência melhor.
Quem sofre agora é a família. Pois se as condições não eram tão boas, agora é que se complicou ainda mais. É realmente uma pena que isso aconteça em nosso país. Mais não é só aqui... ainda neste ano, se não me falha a memória, um boxeador morreu na Filadéfia (EUA), após uma lesão grave. Temos que atentar para a saúde de nossos atletas. Eles são o futuro do esporte que amamos e defendemos.É um erro fechar os nossos olhos para tal situação. Não adianta nada nos lamentarmos agora, temos que tentar antever os acontecimentos para evitá-los, embora saibamos que isso pode ser impossível, ainda mais se trantando de Brasil e Boxe. Desejo a Jefferson Gonçalo uma boa recuperação, e a família, fica minha solidariedade e meus sentimentos pelo que aconteceu. Estamos juntos em oração, para que Jefferson saia dessa.

Força campeão!!!

Comente!

Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Michel Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...