sexta-feira, 26 de março de 2010

LITERATURA DO BOXE

BOXE - INSPIRAÇÃO DE ESCRITORES

Poesia, inspiração, emoção, dramaticidade, ambientes sujos, bastidores nos ginásios, sacos velhos pendurados por correntes enferrujadas, ringues com cordas desgastadas e luvas com cordão. Tudo isso faz parte da imaginação de inúmeros escritores que didicaram parte de suas vidas a escrever sobre a arte do Boxe.
Existem algumas literaturas, que quando lemos, podemos sentir o ambiente dentro de nossa casa. Se você já passou por essa experiência, sabe do que eu estou falando.
É mágico, surpreendente, em meio a palavras perdidas dentro de um livro sobre o Boxe, encontramos uma vida esperando uma chance.
Melhor do que as telas dos cinemas, os livros tem o poder de nos levar para dentro da história e imaginarmo-nos vivendo a situação, o ambiente e todos os acontecimentos.
O Boxe sempre inspirou cineastas, mas o que as telas reproduzem, não se comparam aos relatos e a magia de sentar e navegar dentro de um livro.
Stallone passou por essa experiência quando foi assistir uma luta entre Muhammad Ali Vs. Chuck Wepner, onde Ali, o campeão, enfrentava um desconhecido boxeador que estava tendo sua oportunidade de conseguir o título, frente há uma das maiores máquinas de lutas da história. Após isso criou um mito na história do cinema e do Boxe, "Rock Balboa". Filme que até hoje inspira novos talentos e até mesmo velhos pugilistas.
Clint Estwood, após ler o livro Menina de Ouro, onde um desconhecido autor conseguiu compiliar diversas histórias dentro de seu livro, onde uma delas, inspirou o cineasta, roteirista e ator, a fazer um filme que foi um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, ganhador de diversos Oscars.
Nenhum esporte tem o poder de impressionar tantas pessoas como o Boxe.
A vida difícil, o começo preocupante, as bolsas sem valor, os clubes de quinta categoria, fazem parte da história de muitos escritores.
O que impressiona em tudo isso, é a forma poética como alguns transmitem a nós essas histórias. É incrível um esporte mosrar tanta beleza em meio a momentos tão castastróficos. É inacreditável, no bom sentido é claro, que um esporte mostre com tanta clareza as fraquezas e fortalezas, juntamente misturadas dentro de um só ser humano. Podemos ver com tudo isso que o Boxe nos proporciona, o valor desses seres humanos, que são expostos nos livros. Não importa que seja ficção ou fato verídico, o importante é que o Boxe foi, é e sempre será, um esporte que mostra a vida do ser humano na mais bela poesia em meio a tantos fracassos e derrotas. Em meio a sangue, cortes, mãos quebradas, roptura de retina e problemas neurológicos.
Assim é o Boxe; é assim que ele é.

Fonte: Boxing Magazine - O Magazine do Boxe
Autor: Michel Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...