segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Autor: Ringuemaster(www.ringuemaster.net)
Fonte: Ringue Master.Net


12 DE DEZEMBRO DE 2010

Artigo escrito por Ringue Master, colaborador do Boxing Magazine. Muito obrigado aos meus amigos do Ringue Master pela ajuda nos artigos e colaboração. Artigo de extrema exclusividade do site: www.ringuemaster.net e o conteúdo e direitos do artigo pertence a site em questão.  

 
COMO LUTAR ANTE UM CANHOTO

Tema super polemico desde que apareceu o primeiro lutador canhoto em 1790 na Inglaterra. Realmente é difícil lutar contra um “lefty”, como são chamados os canhotos nos EUA.

Segundo a revista, Ring Magazine, tem 12 lutadores destros por um canhoto no boxe. Doze a um, isso mesmo. Isso quer dizer que um destro poderia ter 36 lutas no cartel e ter lutado só três vezes contra um lefty.

Então não é difícil achar dificuldade perante um adversário com guarda e movimentação diferente aos lutadores que estamos acostumados a enfrentar. Quebra-se um sistema ao qual estamos adaptados. Os golpes lançados vem de um ângulo diferente ao que estamos habituados e na pratica nos cria problemas. Com este artigo não pretendemos ensinar nem muito menos treinar ninguém. Os treinos e o aprendizado de boxe são feitos nas academias junto ao seu treinador.Vamos mostrar algumas regras básicas que devem ser aplicadas com um rival de guarda canhota.

 
MOVIMENTAÇÃO
Importante a movimentação. Sempre que caminhando no ringue, frente a um canhoto, tem de ir à sua direita (nossa direita), o seja ir em direção á esquerda dele. Isso porque para ele nos conectar com sua melhor mão vai ter que fazer meio giro. Ao contrario de se irmos pelo lado direito dele ele vai sacar sua esquerda com mais força, pois iria a rotar a favor da sua guarda simplesmente abrindo o pé da frente para á direita. Ao contrario ele teria que mover o pé de apoio (de atrás) para conectar com força.

JAB
Para utilizar, o jab, contra eles, você precisa ser muito rápido. Pois eles podem contra golpear com a esquerda em direito por dentro de teu jab. Por isso existe a regra de jabear o menos possível frente aos canhotos, e abrir as seqüências com a direita reta. Porem se o lutador destro possuir um bom jab, e tem vantagem em alcance pode sim usar o jab para abrir series. Mas a dica clássica é: entrar com um bom direito de direita e seguidamente, já na meia distancia, conectar com o cruzado de esquerda.

DIREITA
Uma boa direita reta, na altura do pescoço, é o melhor golpe contra um lefty, não duvide nunca. É como uma barreira que impede as entradas pelo meio, onde eles são mais perigosos. Essa direita tem de ser treinada com passo para frente, desde a mesma guarda, e com passo atrás. Tem que sair e entrar pelo mesmo ângulo e altura. Não se pode deixar espaço para a contra do rival. Também se usa a direita em cruzado quando o rival esta saindo por nossa esquerda, e perto de nos. Nesse caso teremos que abrir nosso pé esquerdo bloqueando a saída do rival e lançar o cruzado de direita na altura do peito, pois ele irá se agachar e poderemos atingir seu queixo. Alertamos que este golpe é muito difícil de ser dominado. Tem de ser treinado repetidas vezes desde diferentes posições, e depois utilizar com parceiros canhotos nas seções de sparring.

 
DISTANCIA
Esta seja talvez a mais importante ferramenta de um lutador. Particularmente contra um canhoto vai dançar quem não souber ajustar a sua distancia. Já falamos de caminhar em volta do rival canhoto indo a em direção a sua esquerda. Porem teremos sempre duas distancias para fazer isto. Quando estamos planejando o ataque nos movemos a quatro passos do oponente. Quando vamos a dar seqüência devemos estar a três passos e movimentando o tronco. Como não podemos estar girando sempre para o mesmo ponto, para não criar conforto no rival, também iremos girar pelo lado perigoso dele, o seja, a sua direita. Porem só faremos isso a cinco passos pero com o tronco inclinado na frente, dando a impressão de que estamos mais perto do que em realidade estamos.

Comente!

Conteúdo de exclusividade do site: www.ringuemaster.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...